Aldeia vai ao Museu
O que a aldeia tem a contar-nos sobre o seu próprio Património Cultural? Há museus nas aldeias ou há aldeias nos museus?
Após receber o objeto de museu em exposição na aldeia, as obras retornam aos museus e os participantes são convidados a criar uma nova obra de arte com base no que consideram mais significativo sobre suas aldeias e sobre si mesmos. Essa relação vai além da contemplação, incentivando a ação reflexiva e criativa dos idosos para valorizar e identificar objetos, memórias, saberes e histórias locais.
Esta exposição apresenta 13 obras coletivas de riqueza única criadas pelas comunidades e que foram posteriormente apresentadas nos museus. Assim como as aldeias receberam as obras dos museus, os museus abrem as portas às comunidades e suas criações artísticas. Os idosos são recebidos com uma performance artística que representa tanto a comunidade quanto o museu, durante a qual eles desfrutam da inauguração de seu próprio trabalho e reencontram a obra que um dia esteve em suas aldeias. Este momento não se limita a apresentar os espaços museológicos às comunidades, mas sim, simboliza a marca que a Aldeia deixa no Museu, tal como o próprio o fez numa primeira instância.