Museu vai a Aldeia
Como podemos estabelecer relações significativas entre museus e aldeias? Quais são as portas que se abrem numa comunidade quando os museus abrem as suas portas para elas?
A sensibilização para a temática do acesso e inclusão pela arte e cultura em territórios mais afastados e isolados levou 13 museus a ceder temporariamente objetos de suas coleções às aldeias participantes do projeto.
A seleção das obras considerou o contexto histórico, artístico e identitário dos próprios museus e das aldeias, estimulando a interação e diálogo com as comunidades, não só a partir das semelhanças patrimoniais e culturais, mas também através das suas diferenças e singularidades. Este trabalho uniu profissionais de museus, comunidades, equipas, parceiros e autarquias, valorizando o papel dos museus como instituições a serviço do público diante das transformações sociais.
As peças museológicas nesta exposição revelam a riqueza cultural de um território e o empenho conjunto de equipas e profissionais de museus na promoção do acesso e aproximação das comunidades ao património cultural e às instituições museológicas.