Longa duração

Museu vai a Aldeia

A exposição "O Museu vai à Aldeia" revela obras de 13 museus que se aventuraram além de suas paredes para chegar ao coração das aldeias. Selecionadas criteriosamente por profissionais e técnicos de museus, essas obras percorreram longos quilómetros, criando diálogos e laços significativos entre museus e aldeias, além de promover o acesso cultural e a inclusão pela arte em áreas remotas e isoladas.

Como podemos estabelecer relações significativas entre museus e aldeias? Quais são as portas que se abrem numa comunidade quando os museus abrem as suas portas para elas?

A sensibilização para a temática do acesso e inclusão pela arte e cultura em territórios mais afastados e isolados levou 13 museus a ceder temporariamente objetos de suas coleções às aldeias participantes do projeto.

A seleção das obras considerou o contexto histórico, artístico e identitário dos próprios museus e das aldeias, estimulando a interação e diálogo com as comunidades, não só a partir das semelhanças patrimoniais e culturais, mas também através das suas diferenças e singularidades. Este trabalho uniu profissionais de museus, comunidades, equipas, parceiros e autarquias, valorizando o papel dos museus como instituições a serviço do público diante das transformações sociais.

As peças museológicas nesta exposição revelam a riqueza cultural de um território e o empenho conjunto de equipas e profissionais de museus na promoção do acesso e aproximação das comunidades ao património cultural e às instituições museológicas.

Centro de Artes Caldas da Rainha vai a Ateanha

ver obra

Centro de Estudos em Fotografia de Tomar vai ao Mosteiro

ver obra

Museu Casa do Tempo vai a Fanhais

ver obra

Museu da Lourinhã vai a Alcanadas

ver obra

Museu Damião de Góis vai a Pena e Casal da Pena

ver obra

Museu de Aguarela Roque Gameiro vai a Louriceira de Cima

ver obra

Museu de Arte Popular Portuguesa vai a Folgarosa

ver obra

Museu de Leiria vai a Columbeira

ver obra

Museu do Vidro vai a Fetelaria

ver obra

Museu e Centro de Arte de Figueiró dos Vinhos vai ao Cercal

ver obra

Museu Raul da Bernarda vai a Cabeças

ver obra

Rede de Museus e Galerias de Óbidos vai a Freixianda

ver obra

Rede Museológica de Peniche vai a São Bento

ver obra